Benefícios do Sistema Light Steel Frame

OS 4 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA CONSTRUÇÃO A SECO ATRAVÉS DO SISTEMA STEEL FRAME E O IMPACTO POSITIVO NA SUA VIDA

Já imaginou executar sua casa em até 1/3 do tempo, ter uma obra tranquila e ainda ter um lar melhor, mais quente no inverno e sem patologias como infiltrações e mofo, tão comuns em nossa região?

Sabemos que ainda há muito a melhorar na construção civil, mas alguns problemas vão além do simples fato de tornar uma obra melhor ou pior. O que nos surpreende desde os tempos da faculdade até hoje é que os problemas mais comuns às obras convencionais são considerados normais!

Sim! Por mais incrível que possa parecer, problemas como os listados abaixo são considerados NORMAIS pela grande maioria das pessoas:

  1. Obra artesanal: além de estarem sujeitas à grande margem de erro, ficam expostas à vulnerabilidade do conhecimento do pedreiro, do servente e de outros profissionais de mão de obra, alguns com pouca ou nenhuma especialização.  A alta geração de resíduos é decorrente da mão de obra pouco especializada e também da falta de padronização dos materiais.
  2. Materiais sem padronização: com exceção do concreto usinado, algumas estruturas pré-moldadas e do aço, os materiais empregados na construção civil convencional não são padronizados.
  3. Obra úmida: toda a construção é feita à base d’água, o que faz com que a obra seja úmida desde a construção, facilitando o aparecimento de patologias.
  4. Prazo e orçamento incertos: ao orçar uma obra convencional, não é possível prever distorções no orçamento como alteração do preço de insumos ao longo do prazo da obra, desperdício, alterações introduzidas no projeto durante a execução, entre outras.

Nós já passamos pela experiência pessoal e também junto com alguns clientes que optaram por fazer uma obra convencional e podemos dizer que não é nada fácil! O stress que uma obra envolve, seja com a mão de obra, os investimentos, as decisões a serem tomadas ao longo do caminho e o resultado muitas vezes abaixo da expectativa geram muitos conflitos.

Em nossa opinião, nenhuma família está preparada para o fator EMOCIONAL que uma obra envolve. Conhecemos até histórias de obras que terminaram em divórcio para se ter idéia.

Recentemente, os sistemas secos surgiram como uma alternativa viável em um momento de crise de sustentabilidade e custo na construção. No Brasil, já são utilizados há mais de 10 anos. O que diferencia o momento atual é que os sistemas secos foram incorporados ao nosso mercado e não são mais apenas meras inovações.

Já temos fornecedores para toda a cadeia da construção, desde o projeto estrutural, materiais e insumos e mão de obra para execução.

Iniciamos nossa trajetória em 2006, quando buscávamos fazer a melhor arquitetura possível, com o menor impacto ao meio ambiente.

Em 2013, a partir do momento em que entendemos a redução do impacto ambiental proporcionado pelos sistemas à seco em relação às obras convencionais, resolvemos abraçar essa mudança e iniciamos a reformulação da nossa marca.

Foi quando nos tornamos a Tuti Arquitetura + Verde.

Motivadas pela sustentabilidade, escolhemos o sistema Light Steel Frame para dirigir essa nova fase da empresa. Os sistema é líder em diversos países na construção de residências, lojas e edifícios de até 4 pavimentos pois:

  1. Emprega mão de obra especializada.
  2. Sua produção é industrializada: isso reduz de forma drástica a produção de resíduos. Além disso, reduz a margem de erros no canteiro. A padronização de materiais, como placas cimentícias e de gesso, permite uma paginação regular dos materiais, impactando do resultado estético e financeiro da obra, pois reduz o desperdício.
  3. A obra é seca: o baixo emprego da água faz com que a obra tenha muito menos patologias e ainda seja mais confortável e seca no inverno.
  4. O orçamento e o prazo são precisos: com a industrialização, o preço da obra é certo e o prazo de execução tem mais controle e precisão.

O Light Steel Frame se tornou um “produto de linha” em nosso escritório em 2013, quando passamos a contar com:

  • Projeto de arquitetura especializado para o sistema
  • Fornecedor do projeto de engenharia + cálculo estrutural + aço
  • Fornecedor de materiais para a obra a seco como um todo (emplacamentos industrializados, sistemas de fixação, tratamentos de juntas, etc.)
  • Mão de obra treinada e supervisionada pela fábrica

Isso sempre foi uma preocupação para nós, porque sustentabilidade também tem a ver com a cadeia de produção de um bem e com a segurança com que ele pode ser oferecido.

Os benefícios que vemos em fazer obras melhores vão além do que se pode enxergar.

Pensamos que cada detalhe faz a diferença, não apenas para nós, mas para o planeta.

Isso criou o ambiente propício para as nossas duas primeiras obras, sendo uma delas a de uma de nossas sócias e a outra uma obra modelo, feita a convite de um parceiro muito especial para que fosse visitada durante uma importante mostra de arquitetura aqui da região, a Mostra Casa & Cia Serra 2014.

De lá para cá estamos iniciando vários projetos de clientes que compraram a ideia de morar de forma mais sustentável apostando num sistema que é amplamente empregado em países como Estados Unidos, Canadá, Chile e Alemanha.

Está pensando em construir?

Para saber mais informações sobre as vantagens e benefícios que o sistema Light Steel Frame pode proporcionar para você desenvolvemos um SIMULADOR para que você possa obter informações mais apuradas em relação ao investimento no seu lar ideal.

Você também pode fazer o download deste INFOGRÁFICO para compreender a dimensão de quantos fatores influenciam na ECONOMIA REAL que você pode ter ao optar pelo sistema Light Steel Frame.

Cadastre-se em nosso site para receber em primeira mão todas as novidades do mundo da Arquitetura, Sustentabilidade e Construção a Seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


7 + 9 =