Desempenho das construções

DESEMPENHO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DO LIGHT STEEL FRAME

Todos nós queremos um lar confortável em todos os sentidos. A escolha de materiais e acabamentos é apenas parte da lista de desejos, não é mesmo?

Queremos uma casa quentinha no inverno e fresca no verão, um nível de isolamento que permita nossas noites de sono tranquilas, segurança e tranquilidade.

E isso tudo tem um preço, não é mesmo?

No momento atual, economia é algo mais do que uma intenção. Para quem está pensando em comprar ou construir atualmente, esta palavra pode até ser TRANSFORMADA: seu novo significado é EFICIÊNCIA. Mas não é apenas a economia que está ligada ao desempenho de uma edificação. A saúde também!

Como nossas obras de alvenaria têm uma série de problemas de eficiência, decorrentes do próprio sistema construtivo e também da forma que escolhemos fazer nossas obras, estamos acostumados a conviver com alguns problemas de desempenho:

  • Casa quente no verão e fria no inverno: isso acontece porque nossas grossas paredes de alvenaria “armazenam” o calor, deixando a casa quente no verão e “roubam” o calor gerado pelo aquecimento da casa no inverno.
  • Vidros são maus isolantes: vilão nas casas com melhor desempenho térmico, os vidros podem deixar sua casa vulnerável ao frio, ao calor e também à umidade.
  • Rachaduras e infiltrações: os sistemas construtivos convencionais utilizam muita água e costumam sofrer com as variações térmicas, provocando patologias que resultam em mofo e problemas com umidade.

Uma das razões de termos buscado um novo sistema construtivo para nossas obras foi que todas nós vivemos em casas com as mesmas patologias que hoje tentamos evitar nas obras que fazemos para nossos clientes.

Acredite: também não somos imunes às renites, sinusites, e outras “ites” e doenças respiratórias tão comuns em nosso clima!

Em um dos apartamentos que uma de nossas sócias morou os problemas com mofo foram tão sérios que ainda hoje ela está em tratamento para uma sinusite. E a obra era novinha! O prédio tinha apenas um ano de uso!

Quem não conhece uma história assim?

Se tivéssemos obras construídas de forma seca, não teríamos problemas de umidade, certo? Mas isso não é uma condição fácil de atingir em uma obra convencional e úmida por padrão. A argamassa é feita com água e os tijolos precisam ser molhados para serem assentados, assim como o reboco. Nossos materiais mais comuns precisam de uma “cura” à base de água para adquirirem resistência.

Então, recaímos nas soluções de aquecimento e climatização para manter a casa seca e aquecida no inverno e fresca no verão. Uma conta muitas vezes muito alta. A calefação, muito empregada em nossa região, é vista como vilã por alguns, devido ao alto consumo de energia. Conhecemos muitas histórias de pessoas que investiram num sistema de calefação ou piso aquecido e deixaram de usá-lo após o primeiro inverno devido ao alto custo de manutenção.

Por todos esses fatores a eficiência energética é tão importante em uma construção: ela não só garante o melhor isolamento térmico, mas também o menor custo para climatizá-la.

Por isso escolhemos um sistema construtivo à seco como o Steel Frame para solucionar alguns dos principais problemas das obras convencionais: umidade e baixo isolamento térmico.

Nossas preocupações envolvem ainda outro fator: os materiais utilizados nas paredes devem ter uma função de isolamento acústico. Conforto não é só temperatura!

Mas não se engane, sustentabilidade vai além dos materiais! Quando nos preocupamos com o fator ambiental, o consumo de energia também é preponderante na escolha de um sistema construtivo, afinal, o impacto para produzir a energia que consumimos é ainda maior que o da moradia em si.

Por isso o custo e o consumo com climatização é tão importante. Nosso pensamento é de 360 graus: do início ao fim da cadeia, temos o cuidado com cada passo para chegar à construção ideal.

Porque sustentabilidade está em nosso DNA!

Está pensando em construir?

Para saber mais informações sobre as vantagens e benefícios que o sistema Light Steel Frame pode proporcionar para você desenvolvemos um SIMULADOR para que você possa obter informações mais apuradas em relação ao investimento no seu lar ideal.

Você também pode fazer o download deste INFOGRÁFICO para compreender a dimensão de quantos fatores influenciam na ECONOMIA REAL que você pode ter ao optar pelo sistema Light Steel Frame.

Cadastre-se em nosso site para receber em primeira mão todas as novidades do mundo da Arquitetura, Sustentabilidade e Construção a Seco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 + 5 =