Nossa história e o Curso LSF para profissionais

Neste mês, depois de muitos meses no forno, alguns anos em busca de conhecimento, cursos de especialização, pós-graduações e mais de 25 obras projetadas e/ou executadas, lançamos, com muito orgulho, o curso de Light Steel Frame para profissionais.

Para explicar como chegamos até aqui, vamos contar um pouco da nossa história.
Ainda em 2010, quando iniciamos algumas pesquisas nesse sentido, já tínhamos em nosso DNA a ideia de que a única arquitetura possível é a que respeita a natureza e traz benefícios para todos os envolvidos, incluindo o escritório de projetos, o executor, o cliente, a cidade e o planeta.

Nossas referências sobre construção a seco iniciaram com alguns programas de TV, que hoje nem existem mais, e que trouxeram nossa visão para o novo, o industrializado. Para quem não assistiu em algum momento do passado o programa “Extreme Makeover – Home Edition” e não conhece o bordão “move the bus”, clica aqui e dá uma espiadinha ;). Vale a pena assistir, pois foi assim que despertamos para esta alternativa, além de ser um ótimo entretenimento.

Com a ideia de construir de forma mais limpa e sustentável, veio uma extensa pesquisa. Essa pesquisa nos levou a Curitiba, onde conhecemos a pioneira Tecverde Engenharia, que nos recebeu e nos mostrou todo o processo do wood frame. Somos muito gratas por essa primeira experiência, e foi nossa meta durante dois anos, fazer uma obra em wood frame em nossa região.

No entanto, nosso entusiasmo pelo sistema não foi suficiente para que algum cliente quisesse construir com o sistema. Durante o processo de implementação da tecnologia em nossa região, nossa empresa sofreu uma grande transformação de marca e posicionamento para seguir a tendência da construção sustentável, e se transformou na Tuti Arquitetura + Verde.

Como com grandes projetos vêm grandes responsabilidades, passamos a fazer um trabalho intenso em redes sociais, site e blog, difundindo ideias sobre sustentabilidade e construção a seco. A Tuti já nasceu com um papel educativo, por isso faz parte da nossa missão e valores difundir conhecimento para a construção sustentável, como você já sabe se nos acompanha por aqui.

No início, nosso principal desafio para implementar o sistema aqui na serra gaúcha foi o custo da obra, na época superior ao convencional, em torno de 20%. Assim, o cliente não aceitava pagar mais por algo que não conhecia.

Então em 2012, conhecemos a empresa CenterSteel Engenharia, que trabalha com light steel frame, e iniciamos algumas conversas. O fato da empresa estar situada em Porto Alegre facilitou a logística e reduziu custos, a ponto de tornar o sistema competitivo, quase em igualdade de custo com o convencional.

Após alguns anos, em 2013 finalmente surgiu a oportunidade de fazer nossa primeira obra. Não por acaso, a obra é de uma das sócias do escritório. Foi uma grande oportunidade de mostrar o quanto acreditávamos no sistema e no futuro da construção seca.

Desde então, somamos mais de 25 obras, sendo mais da metade delas projetadas e executadas por nós, todas em LSF. Passamos a ser referência em nossa região pois nos tornamos parceiras do fabricante e passamos a orientar clientes e profissionais na especificação e compra de materiais e na execução de obras em LSF.

Depois de quase 7 anos, é uma grande alegria compartilhar nossa jornada até aqui. Nossa meta é impactar o mercado de forma que as construções secas, em light steel frame e wood frame se tornem uma referência tão forte, quanto a obra convencional em nosso mercado.

Decidimos elaborar este curso para compilar o conhecimento que acumulamos nestes anos e torná-lo acessível a mais escritórios, estudantes, clientes e construtores. Sabemos que há muita informação on-line, no entanto, ela está pulverizada em muitos canais e sites, de forma pouco organizada. No curso, além de sistematizarmos o conhecimento, priorizamos nossa experiência na execução, e muitas vezes expressamos nossa opinião, pois não apenas projetamos em LSF, mas especificamos produtos, assessoramos outros profissionais e somos treinadas para executar obras na prática, além de já termos diversas obras executadas no sistema.

Por isso, em cada tema abordado separamos links de vídeos, sites de fabricantes, dicas e muitos materiais para complementar o material teórico.
Somo gratas por fazer parte desta história e ampliar o uso de tecnologias mais inteligentes em nosso país. Acreditamos na capacidade do Brasil de mudar e ampliar seus meios construtivos, de construir com sustentabilidade e ser mais competitivo, gerar mais empregos e renda, e mover a economia do país na direção certa.

O curso se destina aos profissionais e estudantes do ramo da Arquitetura e Engenharia que, assim como nós, buscam alternativas para construir de forma mais dinâmica e eficiente.

É importante ressaltarmos que estamos em constante aprendizado e que para nós é um grande prazer sermos eternas alunas, já que aprender e ensinar fazem parte da nossa empresa desde a sua criação. No entanto, nossa maior alegria hoje, é aprender ensinando.

Simone Fraga
Arquiteta e Urbanista
Esp. Construções Sustentáveis
Deise De Conto
Arquiteta e Urbanista
Esp. Reabilitação Ambiental Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ 8 = 15