Buscar
  • tutiarquitetura

As 8 principais dúvidas sobre LSF

Atualizado: 9 de Set de 2019

Se você já pensou em fazer sua obra no sistema light steel frame, você já teve uma ou mais (ou todas!) estas dúvidas!


#1 - Minha casa terá mofo ou umidade?

Não! De fato a construção em light steel frame é chamada de obra seca por uma razão: a montagem da obra acontece sem o emprego de água! As placas que fazem as vedações são parafusadas sobre a estrutura de aço e, mesmo que seja usado um revestimento externo argamassado, como pastilha ou porcelanato, por exemplo, a umidade não terá contato nenhum com a superfície interna da parede.

Além disso, a barreira contra umidade aplicada nas paredes pelo lado externo, faz com que as paredes não permitam a entrada de umidade durante toda a sua vida útil.

Como em toda a obra, a umidade gerada nos ambientes internos, decorrentes dos vapores do banho e do cozimento de alimentos deve ser removida através de ventilação natural ou forçada.


#2 - É seguro? E se alguém tentar quebrar a parede?

Sim. A obra em steel frame é tão segura quanto a de alvenaria. A resistência estrutural das placas cimentícias e de OSB é compatível com a resistência de materiais como o tijolo. A diferença entre sistemas é que o steel frame é um sistema multi camadas, onde as paredes resultam da aplicação de diversas placas. Se alguém tentar quebrar a parede provavelmente precisará de um hospital. :)


A saber: A sigla OSB vem do inglês e corresponde a Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, versatilidade e qualidade absolutamente uniforme, que por suas características é tratado como um painel estrutural. Saiba mais no site da LP Brasil. A placa cimentícia é um produto industrializado e com 5 anos de garantia. Para saber mais, entre no site da Brasilit.

#3 - Posso fazer uma lareira ou churrasqueira?

Sim. No sistema construtivo em perfis de aço de leve, também conhecido como light steel frame, os materiais usados para lareiras e churrasqueiras são os mesmos da obra convencional: após feita a estrutura em aço, o interior da lareira ou churrasqueira é revestido com placas cimentícias que darão sustentação aos materiais convencionais, como o tijolo comum, o tijolo refratário e o isolamento térmico (lã de rocha). Para conduzir gases e fumaça, recomenda-se a instalação do duto em funilaria, executado da mesma forma que nas lareiras e churrasqueiras tradicionais.


#4 - Steel frame custa mais caro que convencional?

Não. O sistema steel frame tem custo equivalente às obras convencionais de médio padrão. Em obras de alto padrão o steel frame é mais competitivo, pois o sistema parte de um padrão inicial mais alto, com materiais de fabricação padronizada, garantia de produtos e industrialização.


#5 - Posso usar qualquer tipo de revestimento ou acabamento?

Sim. O sistema aceita revestimentos tanto internos quanto externos idênticos ao que você usaria em uma obra convencional. Podem ser usados pedra, porcelanato, madeira, pintura, textura, papel de parede, enfim, qualquer material.


#6 - E o gesso, aguenta peso? Vou poder pendurar quadros, prateleiras e móveis suspensos?

Depende. As paredes externas recebem OSB no lado interno em todos os projetos. Sempre que usarmos o OSB, pode ser colocado peso de forma distribuída em vários pontos da parede, exatamente como na alvenaria. Por isso opta-se, em alguns casos, pelo OSB também nas paredes internas ou em pontos específicos da casa. No entanto, se nas paredes internas for usado apenas o gesso, a carga pode ser distribuídas em buchas específicas para drywall (gesso acartonado), que recebem até 50kg / bucha.  Em quaisquer dos casos, sempre que for preciso maior resistência, a fixação pode ser feita diretamente sobre o perfil.


#7 - Como a estrutura é leve, ela é menos resistente ou segura do que a alvenaria?

Não. Pelo contrário: em matéria de segurança estamos acrescentando alguns itens à obra:

1º. Responsabilidade técnica sobre o cálculo completo da obra: na obra convencional não há cálculo para as alvenarias, salvo quando forem do tipo estrutural. No steel frame, toda a estrutura é calculada e há um responsável técnico por seu projeto.

2º. Resistência contra ventos: por se tratar de um sistema desenvolvido para eventos extremos, como furacões e tornados, o sistema resiste sem romper paredes ou lajes quando exposto à cargas extremas de vento ou movimentações de terra.


#8 - Se eu já tenho um projeto, ele pode ser construído em steel frame?

Sim! Mesmo se o seu projeto já estiver concluído ou em andamento é possível executá-lo em steel frame. São necessários apenas alguns pequenos ajustes técnicos, que podem ser feitos por nós! Contate-nos!


*Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista graduada pela UCS – Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construções Sustentáveis pelo INBEC.

171 visualizações
 

Formulário de Inscrição

©2019 por Tuti Arquitetura e Inovação. Orgulhosamente criado com Wix.com