Buscar
  • tutiarquitetura

O que tem a ver os três porquinhos, o light steel frame e a black friday?

Atualizado: 9 de Set de 2019


Neste post, fazemos uma relação cômica entre consumo, resistência dos materiais e segurança estrutural nas obras em light steel frame.



Por muito tempo viemos [e seguimos] ensinando nosso público sobre o que é ligth steel frame, como aplicar os conceitos de sustentabilidade na construção, como obter benefícios com isso em sua casa, reduzir a conta de água, de luz, ter mais conforto, enfim, o caminho para ajudar a salvar o planeta, afinal, somos as garotas da sustentabilidade e do light steel frame. :P

Um dia desses, uma pessoa (famosa, inclusive) falou sobre as tais construções americanas e disse categoricamente: "Isso não funciona! Olha lá nos Estados Unidos, toda hora você vê uma casa dessas voando."


Então, nós decidimos ajudar a acabar com esse tipo de informação ruim, e também esclarecer o caro leitor.


Primeiro, casas de light steel frame não voam. Porque não são casas de promoção, nem obras de contos infantis, para os o lobo mau vir soprar e a casa cair.


E aí, entenderam a relação entre as casas light steel frame, os três porquinhos e a black friday? Aha!


Quando falamos que uma casa é feita em materiais leves logo vem essa associação: dá um soprão voa! Estilo lobo mau... Ou então: deve ser muito barata!! Tipo black friday. Ouvimos muito que a qualidade deve ser ruim, porque não deve dar certo esse negócio de fazer obra com ¼ do peso.


Obra boa é de tijolo, um montão de concreto... igual lá em 1900 e guaraná de rolha, certo?


Errado! (em nossa humilde opinião técnica).


Bom, para nós está claro que precisamos mudar. Quebrar paradigmas. A black friday veio para ficar quando os brasileiros entenderam que sem promoção de verdade não ia acontecer. O mesmo vale para o light steel frame. Sem obra de verdade não vai acontecer.


E se a obra voar? Ok, vamos esclarecer isso também!

O que acontece com as tais casas que voam, é que nos EUA há furacões, tornados e tempestades mais severas, então a verdade é que para esse tipo de construção "voar" é uma característica técnica da obra, pensada para isso e é importante para a segurança dos moradores.


Trazendo essa situação para as casas de alvenaria, a casa entraria em colapso com ventos muito fortes, no light steel frame ela é arrancada sem danificar ou derrubar paredes, o que aumenta a segurança das pessoas.


Assim já se evitaram muitas mortes, pois a casa não desaba e ainda é muito leve, caso venha a acontecer um problema dessas proporções, poucas pessoas ou ninguém se machuca. Tudo de caso pensado!


Não é o máximo? Bom mesmo é que aqui, não temos furacões.


#dicasdeblog

12 visualizações
 

Formulário de Inscrição

©2019 por Tuti Arquitetura e Inovação. Orgulhosamente criado com Wix.com